COMO COMBATER O STRESS

16/03/2018

Gestão do estresse

 

A gestão de estresse assume nos tempos modernos, uma primordial importância. Torna-se imprescindível estarmos atentos ao fenômeno de normalidade que o estresse assume na sociedade moderna. É incrível a facilidade com que se pode apoderar das nossas vidas, fazendo parte de um estilo de vida acelerado e, por vezes, muito pouco regrado. Vamos acostumando a um estilo de vida estressante, sempre num “corre-corre”, por vezes, sem nos apercebermos do quanto isso nos está afetando.

 

O estresse afeta a mente, o corpo e o comportamento de muitas maneiras, e todos sentimos o estresse de forma diferente. Em excesso, pode levar não só, a sérios problemas de saúde física, como também pode alterar os nossos relacionamentos em casa, no trabalho e na escola, pelo impacto que pode assumir na nossa saúde mental.

 

As abordagens cognitivas ao estresse variam de indivíduo para indivíduo perante determinado acontecimento. Só nos sentimos estressados quando sentimos que não temos recursos para gerir uma situação de ameaça ou um desafio. Se sentirmos que temos as competências necessárias para os enfrentar, então vamos ficar bem, vamos sentir mais confiantes e consequentemente menos estressados. Também ajuda ter alguém em quem confiar, como um parceiro de longa data.

 

De fato, a ciência comprova que as relações interpessoais positivas e duradouras beneficiam a sua saúde física e emocional.

Se padece de um estresse excessivo, aprenda a combatê-lo e descubra os benefícios para a sua saúde e bem-estar. Realizar uma boa gestão de estresse é de fato muito importante para a nossa saúde física e mental.

 

Estresse - tratamento

 

Encontrar para o estresse, o tratamento milagroso ainda não é possível. Ou seja, não existe um tratamento medicamentoso, ou tratamento “caseiro” ou uma receita “natural” que seja eficaz em todas as pessoas. Cada pessoa desenvolve uma resposta única ao estresse, e nessa medida não há um tratamento padrão que sirva a todos. Nenhum método funciona de forma generalizada ou em qualquer situação de forma igual, há que experimentar diferentes técnicas e estratégias.

 

Não existe nenhum tratamento que nos permita acabar com o estresse. Falar em tratamento para o estresse não é, por isso, a expressão mais feliz, pois o seu combate ou alívio é uma guerra interminável, fundamentalmente nos tempos modernos. Se eliminar o estresse não é possível, devemos aprender realizar a sua gestão, ou seja, o combate ao estresse de uma forma eficaz e duradoura (são as 

formas ou estratégias de combate).

Veja, de seguida, as diferentes formas para combater o estresse, desenvolvendo uma atitude anti estresse.

 

 

Anti estresse - saúde, anti doença

 

Se reconhecemos o problema, a questão que se coloca é: como lidar com o estresse? Uma atitude anti estresse, de modo a efetuarmos uma boa gestão do mesmo é fundamental para minimizarmos as suas consequências no nosso organismo.

 

Quando falamos em anti estresse, referimos ao seu combate, ou seja, se não conseguimos eliminá-lo devemos combater o problema, efetuando a sua gestão, de maneira a reduzir os seus efeitos no organismo.

 

A gestão do estresse passa por controlar uma série de situações: tomar conta de pensamentos, das emoções, da agenda, do ambiente, bem como da forma como lidamos com os problemas. Um atitude anti estresse, significa a alteração da situação estressante (causas), cuidar de si mesmo e arranjar tempo para descansar e relaxar.

 

Veja, em seguida, de que forma é que devemos controlar essas situações e como devemos lidar com as dificuldades, ou seja, como aliviar o problema, combatendo-o de uma forma eficaz.

 

 

Como combater o estresse?

 

De forma a combater ou aliviar o estresse, parta sempre deste princípio:

  1. Evitar;

  2. Alterar;

  3. Adaptar/Aceitar

1 - Aprenda a evitar o estresse desnecessário. Nem todo o estresse pode ser evitado, mas se aprender a dizer não, a distinguir "deveres" de "obrigações" na lista de coisas a fazer, pode eliminar muitos fatores de estresse. Identificar as causas é um primeiro passo importante.

Conheça aqui as principais causas de estresse.

 

2 - Alterar a situação. Se não podemos evitar uma situação estressante, devemos tentar alterá-la e lidar com os problemas de cabeça erguida, em vez de guardarmos sentimentos negativos, aumentando o estresse.

 

3 - Adaptar-se ao fator causador de estresse. Quando não podemos mudar o fator de estresse, como é o caso de uma doença, devemos tentar mudar os próprios e a visão que temos sobre a situação que enfrentamos. Reformular os problemas ou concentrarmo-nos nas coisas positivas da vida. Devemos aceitar as coisas que não podemos mudar.

 

Haverá sempre fatores de estresse na vida que não podemos alterar. Aprenda a aceitar o inevitável, em vez de protestar contra uma situação e torná-la estressante. Olhemos para o lado positivo da situação, mesmo nas circunstâncias mais estressantes pode ser uma oportunidade de aprendizagem ou crescimento pessoal. Aprenda a aceitar-se, com o seu potencial e limitações.

 

 

Exercícios anti estresse

 

Exercite-se regularmente. A atividade física desempenha um papel fundamental na prevenção e redução dos efeitos do estresse, contribuindo para o bem-estar psicológico. O exercício aeróbico é de enorme relevância para superar o estresse e tensão reprimida.

Uma simples caminhada em um ambiente calmo e descontraído podem fazer maravilhas pela sua saúde e uma ajuda preciosa para vencer o estresse

.

A atividade física promove o bem-estar psicossocial. As pessoas que praticam atividade física conseguem dormir melhor à noite, sentem menos sinais de depressão e ficam mais resistentes ao estresse.

Procure os exercícios para aliviar o estresse que melhor se identificam consigo e lembre-se que cada pessoa tem diferentes formas de reação e resposta a determinado exercício ou atividade. Encontre os que melhor se adaptam a si, tente sempre que possível juntar o útil ao agradável, praticando uma atividade física que goste.

 

 

Como relaxar e aliviar o stress

 

Arranje tempo para relaxar. Um exercício simples que pode experimentar é inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca.

Efetue exercícios de relaxamento que lhe permitam libertar tensão muscular.

Pode sentar-se ou deitar-se num lugar tranquilo e confortável onde não seja perturbado e lhe transmita tranquilidade. Sinta-se confortável com a roupa e retire os acessórios, como jóias que sejam desconfortáveis.

 

O seu objetivo deve ser apertar, e depois relaxar grupos musculares, da cabeça aos pés. Apertar os músculos aumenta a consciência de que sente a tensão armazenada. Relaxando os músculos, por sua vez, permite sentir a diferença entre estar tenso e estar relaxado. Comece com os músculos da testa. Enrugue- a, provocando tensão. Mantenha essa tensão por cerca de cinco segundos e em seguida, libere a tensão. Imagine uma onda levando um relaxamento através dos músculos. Inspire profundamente e, ao expirar, permita que os músculos relaxem ainda mais.

 

Trabalhe os vários grupos musculares e depois de terminar, fique parado por uns instantes para desfrutar do sentimento de libertação.

As técnicas de relaxamento, tais como: yoga, meditação e respiração profunda, ativam as respostas de relaxamento do corpo, potenciando um estado de serenidade. Isso é o oposto da resposta ao estresse.

 

 

Alimentos anti stress

 

Os alimentos que ingerimos são muito importantes para combater o estresse. Adote uma dieta saudável. Corpos bem nutridos estão melhor preparados para lidar com o estresse.

Coma pelo menos de três em três horas. Ficar longas horas sem comer pode originar hipoglicemia, um fator causador de ansiedade para o seu organismo.

Evite a ingestão de bebidas ricas em cafeína como o café ou chá. Evite as bebidas alcoólicas, já que ajudam a eliminar alguns nutrientes para além de promoverem a produção de adrenalina. Faça, ao longo do resto do dia, uma alimentação rica e equilibrada.

 

Há estudos que demonstram que a ingestão de determinadas vitaminas, como as do tipo C e B, como a B3, B6, B7, B8, entre outras, têm propriedades anti estresse, além de outros nutrientes, como o zinco e o magnésio. São verdadeiras vitaminas anti estresse.

Procure incluir na sua dieta, ao longo do dia, alimentos que combatem o estresse, faça uma alimentação rica em peixe, legumes e fruta para obter todas as vitaminas e nutrientes essenciais, não só para o ajudar a combater o problema, como a ter uma vida mais saudável.

 

 

Higiene do sono

 

Trabalhe a higiene do sono. Sentir-se cansado pode aumentar o estresse, fazendo com que pensemos de forma irracional. Mantenha a calma, obtendo uma boa noite de sono, que é essencial para relaxar.

Lembre-se, dormir mal pode acarretar graves consequências para a sua saúde.

 

 

Controlar as emoções

 

Outra forma de reduzir o estresse é usando os sentidos, ou seja, através da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato Ao ver uma foto favorita, cheirando um perfume específico, ouvir uma peça de música favorita ou abraçando um animal de estimação, por exemplo, podemos rapidamente relaxar e nos concentrar. Claro, nem todos respondemos da mesma forma a cada experiência sensorial.

 

Outra alternativa é compreender a influência que as emoções têm sobre os pensamentos e ações, sendo esta compreensão fundamental para melhor gerir o estresse. Na vida não tem que se sentir como num passeio de montanha russa com altos e baixos. É importante estarmos conscientes do papel que as emoções ocupam nas decisões que tomamos, mesmo as mais dolorosas que, normalmente, tentamos evitar ou reprimir. Assim para que consigamos dominar estas competências básicas, teremos que ter  confiança necessária para enfrentar os desafios estressantes.

 

Muitas pessoas também conseguem aliviar o estresse, desabafando sentimentos no papel. Manter um diário de sentimentos pode ser uma maneira saudável de desabafar. Faça uma lista de todas as preocupações que tem na sua mente. Nem sempre temos consciência do que nos está incomodando. Escrevê-las no papel pode dar algumas dicas. Tente escrever uma nota de encorajamento para si mesmo. Se esta técnica resultar bons resultados , nunca permita, no entanto, que o seu diário se torne numa tarefa árdua.

 

 

Gestão do tempo

 

Procure soluções de compromisso. Muitas situações estressantes, mesmo aquelas que não podem ser totalmente eliminadas, podem ser facilitadas pelo meio da negociação. Por exemplo, se está sofrendo porque trabalha horas a mais, tente explicar esse fato ao seu chefe e negociar uma solução de compromisso. É certo que nem sempre é fácil, mas não custa tentar.

 

Se você é perfeccionista, tente experimentar algumas técnicas, como olhar para a causa que lhe está gerando estresse. Relativize a importância desse fato com as coisas importantes da sua vida. Perceba que o tempo não dá para tudo, e por vezes é preferível não colocarmos tanto perfeccionismo nas coisas que fazemos.

 

Aprenda a delegar tarefas. Muitas pessoas vivem com o lema "Se quero bem feito, tenho de fazer eu mesmo". Esta atitude pode acarretar um grande volume de trabalho, gerador de uma enorme pressão.

 

Usando a técnica descrita acima, pergunte-se o que é pior: alguém que efetuou mal uma tarefa que delegou ou ainda pior, não realizá-la porque não houve tempo para o fazer. Tente ficar com a ideia que é preferível que alguém execute a tarefa imperfeita do que a não executar, ou executá-la com enormes custos para si.

 

Quando delegar uma tarefa, tente tomar medidas para reduzir os possíveis erros e as suas expectativas e encontre fontes de ajuda, em pessoas em que possa confiar para levar a cabo as suas tarefas.

Tente organizar-se melhor, por exemplo, apontando numa agenda todas as tarefas a executar. Se conseguir gerir melhor o seu tempo, vai com certeza sentir vantagens e gradualmente conseguir reduzir os níveis de estresse.

 

Fazer uma lista de tarefas pode ajudá-lo a não preocupar-se constantemente com os afazeres do dia a dia, como se estivesse sempre com a sensação de se estar esquecendo de algo. Aprenda a gerir a prioridade da lista de tarefas e aprenda a deixar tarefas para outro dia. Muitas vezes, é a atitude mais correta. Tente executar as tarefas com antecedência, isto irá permitir que você não senta uma pressão constante com os prazos apertados.

 

Arranje tempo para si e para fazer aquilo que mais gosta. Faça uma pausa para o almoço. Vá para a cama cedo, sempre que possível.

 

 

Viver sem estresse

 

Neste artigo identificamos algumas estratégias para combater o estresse. Ter uma atitude anti stress, rumo a uma vida mais saudável, sem estresse e com melhor qualidade de vida está, muitas vezes, em pequenos gestos ao alcance de todos nós. Ou seja, menos estresse, mais saúde.

Se você acredita como nós, que a prevenção e a promoção de saúde são de vital importância, junte-se a nós e passe a mensagem adiante nas redes sociais, compartilhando este texto de como combater o estresse.

 

 

 

 

 

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